quinta-feira, 23 de abril de 2009

Kombi? Trocador? No Stress!

Embora muita gente seja contra as kombis e vans, é preciso admitir que seria bem mais difícil sem eles. Imagino como seria se não existissem. Faculdade? Igreja? Ribeira? Jardim Guanabara? Estrada do Dendê? Como seria difícil chegar até lá! No mínimo, teria que estar meia hora antes no ponto só para esperar o ônibus, que já chegaria lotado até mim. Se normalmente já seria difícil, imagina nessa crise de greves entre os transportes. Os transportes alternativos tornaram-se bênção! O que realmente não ajuda muito é a forma que se comportam no trânsito e o pior de tudo: OS TROCADORES! Ahhh, quantas vezes eles já me estressaram! Sim, se eu tiver escolha por pegar uma kombi que só tenha motorista, irei nela!

Não falo deles só porque param por meia hora de ponto em ponto, porque mudam o caminho por causa de um único ser tendo milhares dentro da kombi, por sempre ter um jeito de enfiar mais um onde não cabe, por chamar quando a kombi já tá lotada, por ficar cutucando pra adiantar a passagem, por praticamente te pegar no colo ou puxar pelo braço, por tentar te seduzir dizendo que outro caminho será melhor pra você só porque ele quer ir por lá. Essas coisas e mais algumas outras realmente estressam um pouquinho. Mas fazer o quê? Ainda assim é bom que eles existam! E qual a outra vez que você se sentiu mais importante do que quando dois trocadores discutiram por você, quase que cada um puxando por um braço? Sim, isso acontece.

Mas o que aconteceu hoje (que costuma me acontecer às vezes) foi que eu tinha minha opinião formada: "vou pela estrada do dendê". O ponto onde eu pego a van da faculdade pra casa é ponto final, logo, ficam as vans paradas ali até encher pra seguir em direção à Ilha. Isso demora um pouco às vezes. Mas ele me viu de longe e chamou "Ilha? Cacuia?".

Deixa eu abrir um parênteses aqui caso alguém esteja lendo isso e não esteja compreendendo: Pra chegar onde eu moro, tenho que passar pelo Cacuia ou pela Estrada do Dendê. A Estrada do Dendê é um caminho um pouco mais rápido do que o Cacuia que é cheio de comércios e, por isso, tem um trânsito pior. Mas nada mais que uma diferença de 5 minutos.

Mas, continuando, eu tinha feito a minha decisão e disse não quando ele me sugeriu o outro caminho. Estrada do Dendê e ponto, era isso o que eu queria. E claro que ele fez questão de lembrar que eu cansaria de esperar.

Final da história? Eu esperei sim, mas fui pela Estrada do Dendê. Moral da história? Por que não abrimos mão de pequenos detalhes só para não perder a moral?
Há tantos outros exemplos tão mais sérios do que esse!

Que isso não seja orgulho, mas tá caminhando pra esse lado. Longe de mim essa soberba porque isso Deus rejeita. Eu juro que vou tentar, e ainda que eu fale que vá pela Estrada do Dendê, não vai me custar nada ir pelo Cacuia, né?! Eu vou tentar! Eu vou tentar, eu juro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já que passou por aqui, por que não comentar? ;)