sexta-feira, 24 de abril de 2009

Continuo me preocupando com besteiras!

Eu aprendi a olhar de outra forma. Sim, é isso mesmo. Quantas crises nós enfrentamos ou nós mesmos criamos, e isso tudo é muito pequeno. Tudo bem, admito que não é fácil reconhecer isso. Afinal, se grandes ou pequenos, bobos ou sérios, verdades ou ilusões, são meus problemas e doem em mim. Pode até ser tempestade com um copo d'água, que um dia eu vá olhar pra trás e dizer "Que besteira! Isso tudo só por isso?". Isso já aconteceu várias vezes e sei que acontecerá muito mais. E o meu modo de olhar agora é esse: "Um dia, tudo isso será besteira! Eu vou rir e me envergonhar por ter feito tudo isso só por causa disso!". Tudo bem, é verdade que isso não ajuda muito, mas dá uma forcinha às vezes. Mas quer saber? Continuo me preocupando com besteiras. "Tudo tem seu tempo determinado" e um dia eu vou sim rir dessas coisas, mas ainda não consigo fazer com que seja agora esse tempo.

Eu aprendi a olhar de outra forma, que eu consiga praticar isso também.


quinta-feira, 23 de abril de 2009

Kombi? Trocador? No Stress!

Embora muita gente seja contra as kombis e vans, é preciso admitir que seria bem mais difícil sem eles. Imagino como seria se não existissem. Faculdade? Igreja? Ribeira? Jardim Guanabara? Estrada do Dendê? Como seria difícil chegar até lá! No mínimo, teria que estar meia hora antes no ponto só para esperar o ônibus, que já chegaria lotado até mim. Se normalmente já seria difícil, imagina nessa crise de greves entre os transportes. Os transportes alternativos tornaram-se bênção! O que realmente não ajuda muito é a forma que se comportam no trânsito e o pior de tudo: OS TROCADORES! Ahhh, quantas vezes eles já me estressaram! Sim, se eu tiver escolha por pegar uma kombi que só tenha motorista, irei nela!

Não falo deles só porque param por meia hora de ponto em ponto, porque mudam o caminho por causa de um único ser tendo milhares dentro da kombi, por sempre ter um jeito de enfiar mais um onde não cabe, por chamar quando a kombi já tá lotada, por ficar cutucando pra adiantar a passagem, por praticamente te pegar no colo ou puxar pelo braço, por tentar te seduzir dizendo que outro caminho será melhor pra você só porque ele quer ir por lá. Essas coisas e mais algumas outras realmente estressam um pouquinho. Mas fazer o quê? Ainda assim é bom que eles existam! E qual a outra vez que você se sentiu mais importante do que quando dois trocadores discutiram por você, quase que cada um puxando por um braço? Sim, isso acontece.

Mas o que aconteceu hoje (que costuma me acontecer às vezes) foi que eu tinha minha opinião formada: "vou pela estrada do dendê". O ponto onde eu pego a van da faculdade pra casa é ponto final, logo, ficam as vans paradas ali até encher pra seguir em direção à Ilha. Isso demora um pouco às vezes. Mas ele me viu de longe e chamou "Ilha? Cacuia?".

Deixa eu abrir um parênteses aqui caso alguém esteja lendo isso e não esteja compreendendo: Pra chegar onde eu moro, tenho que passar pelo Cacuia ou pela Estrada do Dendê. A Estrada do Dendê é um caminho um pouco mais rápido do que o Cacuia que é cheio de comércios e, por isso, tem um trânsito pior. Mas nada mais que uma diferença de 5 minutos.

Mas, continuando, eu tinha feito a minha decisão e disse não quando ele me sugeriu o outro caminho. Estrada do Dendê e ponto, era isso o que eu queria. E claro que ele fez questão de lembrar que eu cansaria de esperar.

Final da história? Eu esperei sim, mas fui pela Estrada do Dendê. Moral da história? Por que não abrimos mão de pequenos detalhes só para não perder a moral?
Há tantos outros exemplos tão mais sérios do que esse!

Que isso não seja orgulho, mas tá caminhando pra esse lado. Longe de mim essa soberba porque isso Deus rejeita. Eu juro que vou tentar, e ainda que eu fale que vá pela Estrada do Dendê, não vai me custar nada ir pelo Cacuia, né?! Eu vou tentar! Eu vou tentar, eu juro.


sexta-feira, 17 de abril de 2009

Escrever me ajudou a descrever

É... Eu gosto de escrever! Talvez porque até eu mesma me entenda melhor dessa forma. Esclareço pra mim as minhas idéias e o que realmente eu penso sobre as coisas. É como se assim eu fosse obrigada a ter uma opinião formada. Não que isso sempre seja bom, mas é bom que eu saiba o que eu acho. A vontade de escrever mais e sobre tudo sempre existiu, mas não é sempre que nos vemos motivados a isso. E eu quero fazer isso agora nesse momento em que eu me sinto motivada!

Ontem, como faço com frequência, passei pelos blogs que eu costumo acompanhar. Ana Paula, André, Mari, Nívea, Helena Tannure, Isabel Coimbra... Praticamente, a família DT! Gosto de ver experiências e palavras de pessoas que se comprometem totalmente em seguir a direção de Deus. E gosto de ver o quanto são gente de verdade, apesar de tudo. E por serem tão gente de verdade, passar por tantos conflitos como eu (ou mais do que eu!) e estão sempre olhando com os olhos de Deus diante dessas coisas. Isso é lindo demais, e essas pessoas tornaram-se exemplos para mim. Não se resume só nisso, claro. O compromisso, a unção, a dedicação, a intensidade, a liberdade, a extravagância, a humildade e tantas outras coisas. Sim, é isso que eu busco e é por essas coisas que essas pessoas são exemplos. E, por isso, foi tãããão bom estar ali em BH semana passada no Congresso de Louvor e Adoração Diante do Trono. Estava num lugar cheio de adoradores, com um ministério de louvor que serve com excelência e a glória de Deus encheu aquele lugar! O RIO fluiu e eu nadei! Talvez eu fale mais sobre esses dias, mas cada detalhe foi tão marcante pra mim que eu escreveria demais por querer contar cada um deles.

Enfim, enquanto eu passava pelo blog da Isabel Coimbra, vi um link lá no cantinho: "Blog da Iana Coimbra". Me chamou atenção porque eu a tinha visto naqueles dias de Congresso, e cliquei. Comecei a ler, ler, ler, ler... E não parei! O blog dela deve ter mais ou menos 2 anos e estava recheado de postagens... E daí? Eu me interessei e li tudo. Tudo bem que eu levei umas 5 horas fazendo isso, mas eu gostei. Gostei tanto que me inspirou a escrever também... E aqui estou eu! =)
O que tinha lá?! Nada demais! Só palavras do seu cotidiano. DT? Ministério de Dança? Lagoinha? Ministrações? Pouquíssimo disso ali. Não é um blog onde lemos pregações ou coisas do tipo, mas onde vemos Deus nos mínimos detalhes. Na verdade, talvez eu tenha lido tudo por curiosidade, pra ver onde ela encaixaria os comentários do DT e companhia. Mas eu não encontrei. Admito ter ficado maravilhada e, talvez, decepcionada. Mas vi uma pessoa com uma personalidade forte, muita cultura, inteligência e visão aberta, uma ótima jornalista. Porém, esperava algumas outras afirmações e mais importância a outros fatos que a mim seriam importantes. [...] Eu me estenderia demais analisando cada um deles!
Resumo nisso: enxerguei simplicidade onde só via sofisticação e privilégios. Uma pessoa que talvez viva os alvos que eu busco, mas ali isso é tão simples. É estranho ver que tem gente que sua caminhada começa onde está o alvo de outras pessoas.

Acho que é exatamente isso o que eu quis dizer. Escrever me ajudou a descrever.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Só quero escrever...

Eu tenho um outro blog (http://nanyvinhas.blogspot.com/) onde eu costumava postar coisas a respeito do reino de Deus, mas como às vezes quero escrever sobre outras coisas, fiz esse também! Porque eu gosto de escrever e sempre me compreendo quando é dessa forma. Não faço questão de divulgar, só de escrever mesmo. Não escrevo em diário porque seria muito mais papel pra guardar, não somente salvo no computador porque eu posso perder, então, aqui está o blog! Talvez assim eu fale menos sozinha. Além de questionamentos, raivas, alegrias e coisas novas que eu faço questão de escrever pra me lembrar daqui pra frente, a gente meio que prega pra gente mesmo às vezes... E eu também quero escrever essas coisas pra eu não me esquecer! Esse será o meu lugar de guardar lembranças! hehehe

A minha intenção não é divulgar, mas ao mesmo tempo quero que o que eu escrevi alcance quem precisa ler sobre essas coisas. Que essas sejam as pessoas que passem aqui! Para elas, sim, toda divulgação!

Se você é uma dessas pessoas, fique a vontade para saber o que eu penso. Eu penso e tenho certeza que Deus te ama. Que Ele te abençoe!

Prazer, sou Rayane Vinhas.