sábado, 28 de dezembro de 2013

Quem você diz que eu sou?

Jesus: Quem as multidões dizem que eu sou?
Discípulos: Alguns dizem que és João Batista, outros, Elias; e, ainda outros, que és um dos profetas do passado que ressuscitou.
Jesus: E vocês, quem vocês dizem que eu sou?
Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
(Mateus 16.13-16)

Deus tem vários nomes. E não estou falando da trindade, mas de suas características. São vários os adjetivos que podemos dá-Lo, mas são vazios quando não conhecemos de fato o nome pelo qual o chamamos. No texto citado acima, Jesus perguntava o que as pessoas diziam a seu respeito, e só quem o conhecia de perto sabia quem ele verdadeiramente era. Mas quem está longe é apenas multidão, que não tem intimidade pra reconhecer quem Ele é.
Em 2 Samuel, no capítulo 22, Davi diz que o Senhor é sua rocha, fortaleza, libertador, refúgio, escudo, poderoso salvador, torre alta, abrigo seguro e digno de louvor. Essas não são palavras que ele ouviu e apenas reproduziu, mas características de um Deus que Davi conheceu em meio a tantas guerras e perseguições de Saul. Ele viveu e compreendeu que esses atributos eram dignos ao Senhor.
Eu conheço Deus por alguns nomes. Eu sei que Ele tem muitos nomes, mas alguns eu já tive oportunidade de conhecer. Ele é o meu Pai de amor, o meu refúgio, o meu consolo, a minha alegria, o Deus de toda criatividade, provedor, amigo, etc... Quando a gente conhece Deus dessa forma, nome por nome, há convicções que vão sendo gravadas em nosso coração. O Deus que um dia você conheceu como refúgio, na próxima vez que você precisar de socorro já vai saber para onde correr. E se algo diferente está acontecendo, pense que é uma oportunidade de conhecê-Lo por um novo nome.
Quando eu não consigo me concentrar em um momento de adoração, eu começo a me lembrar de quem Ele é pra mim. Não há como se conter quando O contemplamos dessa forma, como alguém íntimo nosso a quem sabemos citar características... Ele é apaixonante.
Jesus te pergunta: "E você, quem você diz que eu sou?".

Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Os 6.3a

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já que passou por aqui, por que não comentar? ;)