domingo, 29 de agosto de 2010

Tem Pão?

"Noemi, seu marido e seus dois filhos saíram de casa e foram para Moabe, porque havia fome em Belém. (Rute 1:1-6). O nome Belém significa “Casa do Pão”. A razão pela qual eles deixaram a casa do pão era que não havia pão na casa. É uma constatação muito simples: Por que as pessoas deixam as igrejas? Porque não há pão. O pão era prova da presença do Senhor; o pão da proposição indicava a presença de Deus. Noemi e sua família têm alguma coisa em comum com as pessoas que deixam ou evitam nossas igrejas hoje – eles deixaram o lugar onde estavam e procuraram outro onde pudessem encontrar pão." [Os caçadores de Deus]

Jesus é o Pão da Vida (Jo 6:35,48,51) e Belém é o lugar de onde Deus disse que Jesus viria (Mq 5:2), é a casa do Pão. Jesus falou que quem comesse desse pão nunca mais teria fome e é justamente isso que todos precisam saciar. Todos têm fome. Talvez alguns de nós já tenhamos aprendido a sermos os próprios padeiros para comer desse pão, mas quem é de fora e busca, vai até onde? Até a igreja. A igreja é a casa do pão.

E, sabe, se não há pão na casa, eu não culpo os famintos por não irem até lá. Qual alimento temos oferecido? O pão puro como o próprio Jesus ou o pão de um evangelho distorcido? Porque muitos podem acreditar que há pão sim, mas não tem sido o pão que sacia a fome para sempre. E fora os lugares em que não há pão mesmo. Estamos nos acostumando a comer qualquer coisa pra saciar brevemente a nossa fome. De que vale? Qual o valor disso diante de um alimento que sacia eternamente? Os famintos não vão até a Casa do Pão porque não tem Pão lá, os habitantes da Casa do Pão estão deixando a Casa por falta do Pão... Por que as pessoas vivem o que é falso? Porque não sabem o que é verdadeiro.

Desperta, Igreja. Alimente-se antes de querer alimentar alguém. Só provando do alimento você poderá garantir pra outra pessoa que é bom. Provai e vede. Distribua o alimento verdadeiro. Pra quê um evangelho com quilômetros de extensão e centímetros de profundidade? Há mais. Há um Pão que sacia, e sacia de verdade. Quem comer, terá VIDA.

Nós queremos a glória de Deus fluindo por todos os lugares, mas isso não será possível se não fluir nos corredores de nossas igrejas. É preciso começar de algum lugar, e não será lá de fora. Começa no templo (Ez47:1a) e, por isso, começa em você também. A verdade é que, pra alcançar a vida, precisamos morrer. "Deus não opera vida num cristão tanto como opera a morte" e é porque esse é o ponto inicial: Olhar pra Deus, viver nEle, ser santo como Ele é, amar, servir... Isso traz a glória. Isso fará ter Pão na Casa do Pão. E aí, sim... Que venham os famintos!

.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Imaturos! (Espírito, sabedoria e maturidade)

Tem saltado aos meus olhos quando leio na bíblia as palavras "maturidade", "Espírito" e "sabedoria". Todos queremos mais dessas 3 palavras, mas nem todos sabem o quanto uma está ligada a outra. A sabedoria de Deus vem pela revelação do Espírito e a maturidade espiritual é alcançada a partir dessa sabedoria.

Quando somos batizados no Espírito Santo, temos o próprio Espírito de Deus em nós e Ele é a mente de Deus. Quando oramos em línguas, o Espírito revela em nós o que Ele é. Logo, a mente de Deus nos é revelada e nós começamos a compreender alguns mistérios divinos descritos na Palavra (ICo 2:10-16) - (Mais sobre esse assunto, indico esse livro: Clique aqui). Daí vem a sabedoria. As palavras na bíblia se tornam muito mais claras, há uma compreensão e o próprio Espírito testifica. Quando compreendemos mais desses mistérios e os praticamos, chegamos na maturidade. Eu poderia falar muito sobre essas coisas, mas era aqui que eu queria chegar.

Eu tenho olhado pras pessoas e imaginado como seria se soubessem desfrutar disso. Mais triste ainda é ver gente que passou a vida toda na igreja e vive mediocremente. Não me refiro nem àqueles que não fazem questão de tomar nem o leite, mas àqueles que buscam de acordo com o que a religiosidade ensina e ainda assim vivem sem poder. Que triste! Eu oro pra que isso seja bem diferente na minha realidade, pra que eu desconheça isso na minha vida e pra que todos os filhos de Deus vivam em poder. Foi pra isso que fomos chamados. Não dá mais pra achar que promessas na Bíblia são só para aqueles que viveram naquele tempo. Me importo muito com almas para o Senhor, mas me incomoda saber que quem já é Igreja não desfruta da vida que há nEle. Estamos cansados de maus testemunhos e, mais que isso, cansados de gente sem testemunho. Como Corpo de Cristo, precisamos do Espírito e de sabedoria para alcançarmos a maturidade e podermos testemunhar todas as coisas. Nenhum de nós foi feito pra ficar em cadeiras. Somos parte de um Corpo e, por mais que eu consiga andar sem um pé, seria muito mais fácil se ele estivesse ali. Falta essa maturidade pra reconhecermos ao que fomos chamados.

Para o que você foi chamado? O Espírito Santo estava lá quando Deus planejou e agora está em você. Precisamos deixar Ele orar em nós. Ele sabe do seu chamado e intercede por ele quando você abre a boca pra orar em línguas. Não é incrível? Nem você mesmo tem conhecimento pra orar por isso, mas Ele tem. Todas as coisas estão escondidas nEle e vamos recebendo as revelações conforme oramos. O apóstolo Paulo era o que mais orava em línguas (ICo 14:18)... Dá pra imaginar por que ele é o autor da maioria das cartas? Quanta sabedoria aquele homem recebeu de Deus! Quando aprendemos um pouco mais sobre tudo o que ele realmente quis dizer nas cartas, é magnífico. E quanto ao autor (desconhecido) da carta aos Hebreus?! Ele poderia ter nos ensinado muito mais, mas por que não fez? Porque o povo não tinha maturidade, não tinha condição de receber, porque eram carnais.

Então, se os apóstolos da época fossem nos escrever uma carta hoje, será que poderiam falar mais sobre os mistérios? Será que temos maturidade? Temos condição de receber? Somos carnais? Se uma carta fosse destinada a mim, com certeza gostaria que ele pudesse compartilhar tudo que sabe comigo e, para isso, preciso de maturidade. Mais acima disse que maturidade começa no Espírito e, por isso, para as pessoas conhecerem mais de suas revelações, não poderiam ser carnais. Aprendi muito bem com a Sarah Sheeva a diferença de uma vida governada pelo Espírito e uma vida governada pela alma (veja aqui). Muita gente até se converte de verdade, mas vive dominado pelas suas vontades e, consequentemente, não alcança a vida de poder em Deus. Esses governados pela alma são aqueles que Paulo chamou de carnais, logo, aqueles que vivem sob esse governo não podem compreender as revelações, então precisamos ser governados pelo Espírito e isso é possível quando somos batizados no Espírito Santo e oramos em línguas. Viu como as 3 palavras estão ligadas? Precisamos de maturidade e agora vimos que, se não podemos ser carnais, precisamos também do Espírito. Só assim conheceremos a sabedoria de Paulo e, melhor, conheceremos também o que Paulo não conheceu porque o Espírito ainda está aqui para nos ensinar.

Igreja, seja madura! Desfrute do Espírito, da revelação, da sabedoria! Sem isso, o testemunho fica vazio. Precisamos aprender mais! Deus é fonte inesgotável... Sempre há mais.

Hebreus 5:11-14, 6:1-5
"Quanto a isso, temos muito o que dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês se tornaram lentos para aprender. Embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal. Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte, da fé em Deus, da instrução a respeito de batismos, da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno. Assim faremos, se Deus o permitir. Ora, para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo, experimentaram a bondade da palavra de Deus e os poderes da era que há de vir."

Talvez se todos soubessem que todo o resto está ligado a essas três palavras, seria mais fácil vê-los buscando a maturidade. Sim, todas as bênçãos e prosperidades também estão ligadas a isso, porque é assim que buscamos o Reino de Deus em primeiro lugar e é assim que as outras coisas são acrescentadas, não é mesmo?

Espírito, sabedoria e maturidade. Anseio ver a Igreja desfrutando disso. A começar em mim! A começar em mim!

(Super indico a pregação e o livro que coloquei nos links.)

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

♫ Until I find you, I'll be waiting faithfully ..

Olhar a luz e as estrelas me fez imaginar onde você está... Por anos tenho sonhado com você e eu imagino se você está pensando em mim também. Nesse mundo de romances baratos e amores que se dissipam logo após a dança... Dizem que sou tola por esperar algo mais! Como eu posso realmente amar alguém que nunca vi antes? Mas eu tenho desejado o amor verdadeiro a cada dia que tenho vivido; e eu sei que o amor real é um aprendizado de como se entregar. Então eu oro pra que Deus traga você pra mim, e eu oro pra que você me encontre esperando fielmente.
Essa noite vi um casal de apaixonados... me lembraram da minha própria solidão. Dizem que sou tola por continuar orando por você, mas como posso desistir de um sonho que sei que se tornará realidade? Eu continuarei acreditando que Deus tem um plano e, mesmo que eu não possa te ver agora, eu sei que Ele pode. E algum dia eu te darei tudo de mim... Até que eu te encontre, estarei esperando fielmente. Fielmente eu sou tua... a partir de agora até a eternidade. Fielmente eu irei escrever uma canção de amor pra você com a minha vida, porque esse tipo de amor é digno de ser esperado. Não importa quanto tempo leve...
Eu sou tua, fielmente.




[Faithfully - Eric e Leslie Ludy]