quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Você é amigo? Você tem amigos? (Helena Tannure)

Palavras da Helena Tannure.
Amo o que ela escreve, fala, ensina... Confere, gente:

“Cada um de nós já se relacionou com centenas de pessoas que nunca nos olharam além de nossas aparências. Já nos relacionamos com centenas de pessoas que, ao olhar para nós, começam a calcular a nossa utilidade, o que poderão obter de nós. Temos conhecido centenas de pessoas que, mal nos vêem, fazem de nós um rápido julgamento, classificando-nos então em determinada categoria, para que não tenham que se relacionar conosco como pessoas. Tratam-nos sempre como se fôssemos menos do que somos, e, se nos relacionarmos constantemente com essas pessoas, nos tornaremos realmente menores!

Então, um homem ou uma mulher que não busca alguém para usar entra em nossa vida; ele, ou ela, é suficientemente paciente para descobrir o que se passa realmente dentro de nós, e é seguro o bastante para não explorar nossas fraquezas ou atacar nossas forças; e reconhece nosso direito à vida interior e a dificuldade que temos para viver inteiramente as nossas convicções íntimas. E então apóia e facilita o que há no fundo do nosso coração. Ele, ou ela, é um amigo.” ('Transpondo Muralhas', de Eugene Peterson)

Quando acabei de ler este trecho fui invadida por uma série de sentimentos e perguntas. Agradeço tanto a Deus porque tenho poucos, muito poucos, mas verdadeiros amigos, pessoas que ousaram me conhecer mais e me deram tempo para me expressar mesmo quando isso demandou paciência, horas e assuntos desagradáveis.

Vivemos dias de uma espiritualidade rasa. As pessoas se encontram nas igrejas, servem juntas durante anos em “ministérios”, mas amizades sólidas, capazes de suportar as diferenças, não são forjadas. Dá muito trabalho!

Você que está lendo este post agora, você é amigo? Você tem amigos?

Jesus escolheu doze e entre eles nos ensinou a verdadeira, imbatível e eficaz espiritualidade, simplesmente investindo em relacionamento.

Como diremos que somos cristãos (seguidores dos ensinamentos de Cristo) se estamos ocupados demais com a “obra” para investir nas pessoas?
.
;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já que passou por aqui, por que não comentar? ;)