terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Lendo e relendo 2 Pedro 1: 1-16

... com interpretação pessoal e uso do dicionário.

1
Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:

"Servo e apóstolo" - porque quem serve é quem tem capacidade de ensinar.
"Fé igualmente valiosa" - O valor é igual.


2
Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.

O conhecimento pleno de Deus e de Jesus é que multiplica a graça e a paz.

3
Seu divino poder nos deu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.

Temos tudo o que necessitamos (o que necessitamos!) para a vida e para a piedade (devoção, compaixão) também por meio do pleno conhecimento de Jesus. Ou seja, esse pleno conhecimento multiplica graça e paz, e nos dá o que necessitamos. Tudo isso por conhecê-lo. Além disso, Ele nos chamou para viver em Sua glória e em Seus bons caminhos, uma
disposição constante do espírito que nos induz a exercer o bem e evitar o mal.

4
Dessa maneira, ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça.

"Dessa maneira" (vivendo em Sua glória e Sua virtude), recebemos suas GRANDIOSAS e PRECIOSAS promessas, para que por elas (pelas promessas, nós...) vivamos uma vida santa (natureza divina = governado pelo Espírito) fugindo da maldade, depravação e sedução que há no mundo, causado pelo grande desejo de possuir uma coisa que não se merece.

5
Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento;

Fé - virtude = o que acha verdadeiro sem prática do bem.
Virtude + conhecimento = saber o que é bom para então fazê-lo


6
ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade;

Domínio próprio + conhecimento = o conhecimento de si próprio é promoção de mudança interior.
Domínio próprio + perseverança = ser constante e ter firmeza em seu auto controle; perseverar na mudança interior
Piedade - perseverança = devoção e compaixão sem duração


7
à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor.

Piedade - Fraternidade = Fazer por pena, sem amor
Fraternidade + amor = amar ao próximo com amor ágape, amor de Deus (incondicional)


8
Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em sua vida, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos.

Conhecendo Jesus e tendo essas qualidades crescendo em sua vida (de glória em glória, sempre mais), elas impedirão que você seja alguém que não produz, não rende, não é fértil. Impedirão que seja estéril, inútil, vão.
O caminho para não ser inoperante e improdutivo é conhecer Jesus e ter fé, virtude, conhecimento, domínio próprio, perseverança, piedade, fraternidade e amor, vivendo a natureza divina e fugindo da corrupção do mundo.

9
Todavia, se alguém não as tem, está cego, só vê o que está perto, esquecendo-se da purificação dos seus antigos pecados.

Quem não tem fé, virtude, conhecimento, domínio próprio, perseverança, piedade, fraternidade e amor está CEGO, não enxerga o que está longe. Quem não se purifica, está cego e não enxerga longe. A purificação é o melhor caminho para o futuro.

10
Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão,

Por essas razões, assuma o compromisso/tenha interesse em fortalecer o que Deus te chamou e escolheu para fazer, porque tendo essas qualidade e purificando-se, jamais cairá em erro.

11
e assim vocês estarão ricamente providos quando entrarem no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Com essas qualidades e em santificação, você estará cheio de riquezas quando entrar no Reino.

12
Por isso, sempre terei o cuidado de lembrar-lhes estas coisas, se bem que vocês já as sabem e estão solidamente firmados na verdade que receberam.

É importante sempre lembrar dessas coisas. De modo firme e incontestável, devemos estar apoiados com firmeza na verdade que recebemos.

13
Considero importante, enquanto estiver no tabernáculo deste corpo, despertar a memória de vocês,

O que mais interessa, o que é considerável e útil, é lembrar disso.
"Tabernáculo deste corpo" - seu corpo é um tabernáculo

• Tabernáculo: santuário que guardava a arca da aliança (arca da presença de Deus), composto do:
- átrio exterior [corpo] onde eram oferecidos os sacrifícios a Deus e se lavavam significando purificação; parte que faz contato com o exterior.
- santo lugar [alma] onde se queimava incenso (oração) pelos sacerdotes; só Deus pode sondar.
- santo dos santos [espírito] - o lugar da presença de Deus, onde Ele se manifesta e faz contato. O lugar onde guarda a tábua dos 10 mandamentos e o pote de maná (alimento mandado por Deus no deserto). No seu espírito está o MANÁ.

14, 15
porque sei que em breve deixarei este tabernáculo, como o nosso Senhor Jesus Cristo já me revelou. Eu me empenharei para que, também depois da minha partida, vocês sejam sempre capazes de lembrar-se destas coisas.

Pedro espera se empenhar muito pra que, mesmo morto (sem o tabernáculo do seu corpo), tenhamos capacidade de lembrar disso. Não se esquecer parece importante mesmo.

16
De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; ao contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade.

O que seguimos é verdadeiro, não foi inventado. Jesus tem poder e voltará. Eles foram testemunhas vendo com seus próprios olhos a majestade de Jesus.

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já que passou por aqui, por que não comentar? ;)